Cáritas em comemoração ao dia do Meio Ambiente e pelos 10 anos de do Movimento Nacional dos Catadores.

A Cáritas Norte 2 comemora a semana de Meio Ambiente e o dia Nacional do catador em parceria com as associações/cooperativas e/ou grupos de catadores dos municípios de Abaetetuba, Bragança e Belém.

Na cidade de Bragança o dia do meio ambiente começou no dia 02 com oficina sobre Agroecologia ministrada pela Professora Edileuza Lobato do Instituto Federal do Pará (IFPA), Cooperativa Mista do Caetés (COOMAC) e Cáritas diocesana. Houve palestra de orientação sobre Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o IFPA para os catadores e catadoras da cidade.

Hoje (6) haverá um mutirão das cooperativas COOLEFA, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis dos Caetés (COOMARCA); COOMAC, equipe Cáritas diocesana de Bragança e agentes e voluntários para a limpeza do rio Caeté. Amanhã (07), dia nacional do catador, será realizada a entrega de 60 contêineres nas escolas e instituições federais e residenciais para a coleta seletiva.

Em Abaetetuba o dia do catador será celebrado, pela manhã, com mini palestras com os alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Cristo Redentor e Escola Cristo Trabalhador, no qual será trabalhado o tema da Campanha da Fraternidade de 2011 – A Fraternidade e a Vida no Planeta (A criação geme em dores de parto).  À tarde haverá uma caminhada pelas ruas do bairro do Mutirão e finalizando com uma celebração Ecumênica em frente à Escola Maria Lorenza.

Belém em Marcha pelos 10 anos do Movimento Nacional dos catadores

Na capital paraense a comemoração pelos 10 anos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) terá como evento uma marcha que iniciará no bairro de São Braz, a concentração ocorrerá na Praça Chapéu do Barata, até o prédio da SUDAM na Avenida Almirante Barroso.

O evento marcará um momento histórico para o grupo. A formação organizacional de uma Rede de Economia Solidária de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis do Estado do Pará, que atuará sob o nome fantasia “REDE RECICLA PARÁ”. O lançamento da rede será marcado com a entrega de uma carta de adesão aos parceiros: Caixa econômica Federal, Banco do Brasil, Cáritas Norte 2, Embrapa, Prefeituras de Castanhal, Benevides, Bragança dentre outros.

A Rede Recicla Pará tem apoio do projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) realizado pelo Banco do Brasil. O projeto apóia atividades produtivas sustentáveis; trabalha para transformar o potencial econômico das comunidades em negócios que preservam o meio ambiente, respeitam as diferentes culturas e promovem a igualdade social.

Este estágio para os catadores representa um avanço na organização política, econômica e social dos mesmos. A rede é formada pela Cooperativa dos Catadores da Pedreira (COOCAPE – Belém); Associação dos Recicladores das Águas Lindas (Aral – Ananindeua); Associação Cidadania para todos (Ananindeua); Cooperativa de Materiais Recicláveis dos Caetés (COOMARCA – Bragança), Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA); Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB); COOPERCMRBE (Benevides); ASCAMARE (Marituba); Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Abaetetuba (COOMCLIMA); Cooperativa de Igarapé Miri; COPROREM (Moju), Cooperativa de catadores de Souré; Associação do bairro de Moreirão de Curuçá; Cooperativa de Castanhal e Cooperativa de Paragominas e Associação de Santa Izabel

De acordo com Marcelo o objetivo da Rede Recicla Pará é buscar uma maior integração e a inclusão dos catadores formalizados no Estado, assim como a inclusão social dos catadores nos municípios do Pará.

Data: dia 07 de Junho de 2011 (terça-feira)

Local: Auditório da SUDAM, (Avenida Almirante Barroso, São Brás, entre Curuzú e Antônio Baena, Belém-Pa)

Horário: 10:00 hs às 12:00

Mais informações: Marcelo (91–8809-7307/ Nathálya 91–8155-2307 /redereciclapara@gmail.com)

Publicado em 06/06/2011, em Atualidades. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário