Cefac realiza I Escola Regional de Formação para jovens Sem terra

O Centro de Estudos e Formação em Agroecologia e Cultura Cabana (Cefac) realiza curso de formação para jovens de assentamentos e acampamentos do MST. O curso é realizado no Assentamento Luiz Carlos Prestes, município de Irituia, e tem como um de seus objetivos formarem novos quadros e militantes para as lutas por reforma agrária e para as lutas sociais.

Oriundos de cinco áreas organizadas pelo MST, os militantes tem se dedicado a estudar temas relacionados aos desafios dos movimentos sociais do campo como a história da luta pela terra, os mecanismos de funcionamento da sociedade, a teoria da organização, questão de gênero e os princípios da cooperação e da agroecologia, elementos fundamentais para uma formação que contemple as diversas dimensões dos seres humanos.

Com o intuito de valorizar o trabalho em suas dimensões libertárias e criadoras, o curso trabalha com o tempo estudo e tempo trabalho onde os jovens militantes desenvolvem atividades práticas para resgatar alguns dos princípios fundamentais do MST como a solidariedade, o espírito de sacrifício, a cooperação e a disciplina consciente, além de contribuir no processo de reforma e construção do CEFAC.

Para o membro da Coordenação Estadual do MST – Pará Raimundo Nonato (Índio) a formação política de novos militantes deve se transformar em uma prioridade para os movimentos sociais do campo e o MST enfrenta este desafio com olhos direcionados a quem vai disputar e dirigir o mundo sonhado.

Nesta sexta-feira, 24 de agosto, acontecem o ato político de diplomação e encerramento da turma onde estarão presentes entidades como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), professores, aliados e amigos dos movimentos sociais em uma grande celebração camponesa que reafirmarão nossa disposição de luta.

Setor de comunicação MST Pará.

Publicado em 21/08/2012, em Atualidades e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: