Catadores do Aurá participam de oficina sobre cooperativismo
A Cáritas Brasileira do Regional Norte 2 e a Organização de Cooperativas do Brasil (OCB), realiza hoje (22) e amanhã a oficina sobre Cooperativismo para os catadores da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aruá (COOTPA).
O intuito é promover formação, organização administrativa e pessoal aos catadores que fazem parte do projeto Cataforte. Possibilitando a eles uma oportunidade para se organizarem em rede.
O cooperativismo é um tipo de modelo econômico, social e cultural. As pessoas se unem, voluntariamente, para alcançar anseios e necessidades econômicas, por meio de associações coletivas geridas de forma democrática.
A cooperação entre os associados têm a finalidade de promover o bem comum e reforma social dentro do capitalismo. Conceito apresentado pelo Congresso Centenário da Aliança Cooperativista Internacional, em setembro de 1995, em Manchester, na Inglaterra.
Participarão da oficina 22 catadores da COOTPA e será ministrado pelo gerente técnico Francisco Pessoa da OCB.
Sueli Martins, presidente da Cooperativa, trabalha como catadora há mais de 20 anos e declara que o maior desafio para as cooperativas é a falta de estrutura física, a maioria das cooperativas funciona em quintais, e acrescenta “Os governantes deveriam dar mais apoio aos catadores para que possam se organizar, promovendo cursos e maior facilidade para se registrar uma cooperativa.”
Ainda segundo Mara Sueli Martins, a mesma informa que depois que teve contato com a Cáritas Brasileira, por meio do projeto a vida mudou “Melhorou muito, não catamos mais no lixão, a gente já faz a coleta seletiva”.
A oficina será realizada na Paróquia são Francisco de Assis, S/N, bairro Águas Lindas, no município de Ananindeua, de 8hs às 17hs.
Publicado em 22/08/2011, em Atualidades e marcado como Aurá, Cáritas /, Cooperativa, COOTPA. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.
Olá, gostaria de saber o nº de telefone do representante da COOTPA.
Grato.
César Souza
cesar@prpa.mpf.gov.br
MPF/PA