Cáritas

A Cáritas Brasileira faz parte da Rede Cáritas Internationalis, rede da Igreja Católica de atuação social composta por 162 organizações presentes em 200 países e territórios, com sede em Roma. Organismo da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi criada em 12 de novembro de 1956 e é reconhecida como de utilidade pública federal.

Atua com diversas cores e sotaques, com uma mística e um trabalho ecumênico. Seus agentes trabalham junto aos excluídos e excluídas, muitas vezes em parceria com outras instituições e movimentos sociais. Atualmente, a Cáritas Brasileira tem quatro prioridades de ação, presente em nove regionais, são eles: Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Nordeste II (Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte), Nordeste III (Bahia e Sergipe), Norte II (Pará e Amapá), Piaui.

As quatro prioridades de ação são:

  • a)      Defesa e promoção de direitos;
  • b)      Incidência e controle social de políticas públicas;
  • c)      Construção de um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável e
  • d)     O fortalecimento da Rede Cáritas.

No Regional Norte II (Pará e Amapá) além do secretariado localizado em Belém, a Cáritas está organizadas em seis dioceses: Abaetetuba, Belém, Bragança, Cametá, Castanhal e Ponta de Pedras, onde são realizadas as ações diretas de intervenção e transformação da realidade direcionada por cada programa realizado pela Cáritas a partir das prioridades, projetos e programas de ação da entidade.


%d blogueiros gostam disto: