Notícias da Rede Fundos de Solidariedade Notícias Publicações Editais e Licitações Prestação de Contas Mobilização de Recursos Maranhão realiza minicongresso de Cáritas

Encontro elegeu experiências que serão apresentadas no Inter-regional e prioridades da entidade para o próximo quadriênio.

%Caritas brasileira Maranhão realiza minicongresso de CáritasA Cáritas Brasileira Regional Maranhão realizou sexta e sábado passados (24 e 25 de junho) seu minicongresso regional. O encontro é atividade preparatória ao IV Congresso e à XVIII Assembleia da Cáritas Brasileira, que acontecerão em novembro, em Passo Fundo (RS).

Norteou a discussão o tema “Desenvolvimento solidário sustentável e territorial”, dos eventos vindouros, com base no instrumento de orientação metodológica distribuído previamente às entidades-membro – cujas oficinas locais já foram realizadas. Todas as maranhenses participaram do encontro, que contou com a presença de mais de 30 agentes Cáritas, entre coordenadores de Cáritas Diocesanas, membros dos secretariados regional e nacional da entidade e de grupos acompanhados no estado.

%Caritas brasileira Maranhão realiza minicongresso de CáritasOs mais recentes indicadores sociais do Maranhão, de acordo com o IBGE, situando o estado no cenário nacional, foram apresentados em uma análise de conjuntura realizada por Ricarte Almeida Santos, secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Maranhão, Jorge Moreno, juiz de direito aposentado compulsoriamente pelo TJ/MA, Ademar Bertucci, assessor do secretariado nacional da Cáritas Brasileira, e Daniel Rech, representante dos parceiros de Misereor, agência de cooperação internacional.

Um dos dados apresentados contradiz a publicidade governamental que vende os megaprojetos que se instalam no Maranhão como grandes geradores de empregos: apenas 24 postos de trabalho foram criados no Maranhão em maio passado. “Os grandes projetos são apresentados como um prato de doce, mas só trazem desgraça para as comunidades”, afirmou Valdivino Silva, da Cáritas Diocesana de Coroatá.

Experiências – A plenária elegeu as experiências que serão apresentadas no Congresso Inter-regional, que acontece dias 12 e%Caritas brasileira Maranhão realiza minicongresso de Cáritas 13 de agosto em Teresina(PI): a Rede Mandioca, que articula grupos e comunidades produtivos no estado; o povoado Unha de Gato, em Lago da Pedra, que reconstruiu em regime de mutirão parte de um povoado destruído pelas enchentes de 2008 e 2009 no Maranhão; e o Tribunal Popular do Judiciário, com desdobramento no Observatório da Justiça e Cidadania, que desde 2009 problematizam a atuação do Poder Judiciário, Ministério Público e outras instituições públicas no estado.

Propostas – No Inter-regional, os maranhenses apresentarão sete propostas de temas e ações prioritárias para o próximo quadriênio: mobilização e controle social por justiça e direitos; desenvolvimento socioambiental; sustentabilidade para a base; povos tradicionais frente ao modelo de desenvolvimento; infância e juventude; mudanças climáticas, emergências e direitos humanos; e economia solidária como alternativa ao atual modelo de desenvolvimento.

Para João de Jesus, assessor de formação do Secretariado Nacional, “aparentemente são temas que já estão na agenda da Cáritas há bastante tempo; é interessante dizer o que é necessário encarar com mais ênfase”, afirmou.

Para ver a agenda completa com as datas das oficinas locais, minicongressos regionais e inter-regionais CLIQUE AQUI

%Caritas brasileira Maranhão realiza minicongresso de Cáritas

por Zema Ribeiro, assessor de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional Maranhão

Publicado em 27/06/2011, em Atualidades. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário